GONORREIA: SINTOMAS, CONTáGIO E CURA – O GUIA COMPLETO

Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo

Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo

Blog Article

A gonorreia é uma das doenças sexualmente transmissíveis de maior incidência no mundo, afetando milhões de pessoas todos os anos. Causada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa patologia pode afetar qualquer pessoa, e, se ignorada, pode desencadear danos à saúde. A seguir, trataremos sobre os indicadores da infecção, modos de disseminação, identificação da doença e formas de cura da doença gonocócica.

Entendendo a Gonorreia

Essa infecção é uma patologia infecciosa que compromete especialmente as membranas do sistema urinário, abrangendo uretra, região cervical, canal anal e faringe. Embora possa ser curada com antibióticos, a não identificação inicial pode levar a problemas de saúde significativos.

Como Identificar a Gonorreia

As manifestações clínicas da doença podem variar conforme o indivíduo, e, em determinadas situações, a doença pode não apresentar sintomas. Se houver sintomas, os sintomas mais comuns incluem:

Manifestações Masculinas:

Eliminação de pus pelo órgão genital
Desconforto ao urinar
Inflamação na bolsa escrotal
Irritação no canal urinário
Manifestações Femininas:

Corrimento vaginal anormal
Desconforto miccional
Sangramento vaginal irregular
Desconforto na relação sexual
Dor no baixo ventre
Complicações Possíveis:

A infecção pode comprometer a orofaringe, gerando sintomas como dor e vermelhidão, além de atingir os olhos e a região retal, causando irritação, secreção e inflamação.

Formas de Disseminação da Doença

A maneira mais frequente de propagação acontece durante o sexo sem preservativo, englobando diferentes tipos de contato íntimo. Ademais, a bactéria pode ser adquirida durante o parto, levando a infecções neonatais, gerando inflamações severas nos olhos.

Como aqui Identificar a Gonorreia?

O diagnóstico da gonorreia pode ser feito através de exames laboratoriais, incluindo:

Exame de análise urinária: detecta a presença da bactéria no trato urinário.
Análise de material infectado: realização de cultura bacteriana a partir de amostras biológicas.
Teste molecular: análise detalhada do material genético da bactéria.
Abordagens Terapêuticas e Preventivas

O tratamento envolve o uso de antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. Entretanto, com o aumento da resistência dos micro-organismos aos antibióticos, torna-se essencial aderir ao protocolo médico para garantir a eliminação da bactéria.

Report this page